terça-feira, 28 de novembro de 2017

As Cores do Outono (2017)

A Serra da Estrela é um dos locais mágicos por onde passamos com alguma regularidade, seja no Verão, quando visitamos o "Mondeguinho" e o "Ti Branquinho", ou assistimos à passagem da "Volta", seja no pico do Inverno para sentir a neve no rosto.

Mas é no Outono que a Serra ganha uma amálgama de cores incríveis, de visita obrigatória.

Percorrer estes fabulosos trilhos em deslumbrantes cenários outonais há muito que passou a fazer parte do meu\nosso roteiro “bttistisco”.

Visitar a vila de Manteigas nesta época do ano é imperativo. Em especial a envolvente do Poço do Inferno, onde a estrada que conduz à cascata nos transporta para um crescente de cores e luz, na qual o verde vai cedendo lugar a um sem fim de tonalidades amarelo-torradas, douradas, laranjas e vermelhas que impressionam e a que haveríamos de juntar um surpreendente “singletrack” que nos faria regressar à orla direita do Zêzere.

A subida à Azinha, permite-nos uma visão de largo espectro sobre Manteigas e o Vale do Zêzere.

A passagem pela Mata de S. Lourenço (Rota das Faias) constitui o zénite do passeio. Aqui assistimos à maior explosão de cores do Outono, onde os tons amarelos e dourados se fundem numa intensidade surpreendente. A tudo isto ainda conseguimos juntar um assombroso "singletrack" que nos levaria directos a Manteigas.

O dia “bttististo” terminou no restaurante “O Olival” onde degustamos, sob prévia encomenda, uma bela “feijoca”, acompanhada de um elegante “Quinta dos Currais”, oferta do amigo Manuel Rodrigues.

Um grande bem-haja ao Leonel Alves, que veio propositadamente de Leiria para partilhar connosco estes trilhos fabulosos, extensivo à BIKESTUDIO que promoveu e ao Rogério Cunha, azarado do dia. 

 Algumas imagens:

















 
Podem visualizar ou descarregar o TRACK do percurso AQUI.



3 comentários:

  1. Amei. A paisagem na minha terra é única.

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Gonçalves,
    Somos um casal de Torres Vedras (João e Ivone) que tem como hobbie o BTT desde há vários anos. Há cerca de 1 ano que começámos a seguir o seu blogue (carunchobtt) e já nos serviu de inspiração para alguns passeios em especial o Douro Vinhateiro em 2017 que foi brutal, e onde ficámos alojados em Mata de Lobos e comemos em FCR na Cerca. Foi um fim semana espectacular !
    Já fizemos inúmeras rotas por este Portugal, e agora estamos a preparar a ida à Torre na Serra da Estrela, volta que também já lemos no seu blogue e cujo track de 2015/16, salvo erro, já retirámos 
    Gostaríamos no entanto de poder trocar mais algumas impressões consigo, para saber mais alguns pormenores sobre esta volta e até quem sabe arranjarmos companhia , pelo que se achar conveniente podemos falar pelo Facebook ou então por email.
    Cumprimentos,
    João Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João:
      Passou por FCRodrigo e não disse nada? Isso foi uma falha grave!
      Ainda bem que gostaram. Podiam ter avisado pois talvez vos fizéssemos companhia.
      Na minha modesta opinião, a melhor altura p/ pedalar pela Serra da Estrela é no Outono. É algo de fabuloso e único. Pode escolher um dos TRACks inseridos nos vários "posts" do Blog.
      Nós costumamos passar por lá nesta época e, julgo que este ano não será excepção. O Verão prolongado não está a ajudar muito!...
      Pode contactar-me através do e-mail: carlosdapenha62@hotmail.com

      Eliminar