segunda-feira, 21 de setembro de 2015

GR 80 - Ruta de las Ciudades Amuralladas

A GR 80 - Rota das Cidades Amuralhadas é uma rota circular que liga Almeida (Portugal) a Ciudad Rodrigo (Espanha) e resulta de um projecto do Consórcio Transfronteiriço das Cidades Amuralhadas, em que são partes o Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo e o Município de Almeida.
Totalmente sinalizada com as marcas próprias de uma GR (de cor vermelha e branca), foi idealizada para que possa ser percorrida por utilizadores de bicicleta (BTT) e pedestrianistas, desenvolvendo-se por largos estradões de terra e veredas públicas que caíram em desuso, e nos "transportam" por locais remotos que transbordam história, ou não estivéssemos nós num pedaço de terra que cruza a mais antiga fronteira do mundo, zona de escaramuças entre lusitanos e castelhanos e que ainda num passado não muito distante integrava uma rota de contrabandistas, de conflitos permanentes entre a Guarda Civil, do lado Castelhano e Guarda Fiscal do lado português.
Dividida em vários "tramos" de cerca de 16 Km cada, de forma a permitir alojamento aos utilizadores no términos de cada etapa.
Este "sendero" de BTT dispõe de locais próprios para a lavagem das bicicletas, sendo também possível efectuar pequenas reparações e ainda de balneários, onde se pode tomar banho e proceder a troca de roupa.
A sua inauguração aconteceu no passado Domingo.
As inscrições, de carácter gratuito, esgotaram em pouco mais de uma semana.
Os 200 participantes que marcaram presença eram, na sua grande maioria, oriundos de Espanha.
A logística foi da responsabilidade da ORYCRONSPORT, empresa de organização de actividades lúdicas e desportivas, com sede em Ciudad Rodrigo.
O local da concentração, em Almeida, estava marcado para as 9,00 horas. No entanto quando cheguei ao Picadeiro não vi vivalma, chegando até a duvidar se não estaria no local errado. Num abrir e fechar de olhos aquilo encheu-se de ruidosos espanhóis que, num ápice, instalaram a logística própria deste tipo de eventos: Insufláveis, banca para entrega de dorsais, serviço de recolha de sacos e mochilas, que seriam devolvidos no final, de forma a permitir banhos e troca de roupa. 
De uma eficácia e eficiência a toda a prova. Chega até a ser enervante toda esta funcionalidade e simplificação de métodos!...
A Organização, atendendo a que a Rota é circular, disponibilizou dois TRACKs: Um, pelo lado sul, que tem passagem por Vilar Formoso\Fuentes de Oñoro e outro, pelo lado norte, que tem passagem por Aldea del Obispo. Eu como desconhecia tal limitei-me a descarregar o track do saldo sul. 
O percurso de Domingo viria a realizar-se pelo lado norte!...
Este último dia do solstício de Verão viria a apresentar-se óptimo para a pratica da modalidade, com céu limpo e temperaturas um pouco a cima dos 20 ºC, talvez muito próxima dos 30 ºC no seu pico máximo e o piso extremamente macio em resultado das fortes chuvadas dos dias anteriores.
Os cerca de 53 Km da etapa viriam a desenvolver-se pelas localidades fronteiriças de Vale de Coelha, ainda em Portugal e Aldea del Obispo, Villar del Ciervo, Villar de la Yegua, Serranillo, com passagem por Siega Verde, onde atravessamos o rio Águeda e se encontra o núcleo de gravuras rupestres com o mesmo nome, Castillejo de Martin Viejo, Sahelices el Chico, Ivanrey, terminando em Ciudad Rodrigo.
Pelo meio dois reabastecimentos: O primeiro em Villar Ciervo e o segundo em Sahelices el Chico.
Não sendo técnico o percurso viria a apresentar-se bastante divertido, permitindo desfrutar ao máximo da montada, impondo velocidades muito pouco habituais para este tipo de actividade.
Eu, como desconhecia que o percurso era circular, limitei-me a terminar em Ciudad Rodrigo, mas houve muito boa gente que a fez na totalidade (em circulo), isto é iniciando e terminando em Almeida. Uns fizeram-no no próprio dia e outros de véspera, pernoitando em Almeida, na Casa da Juventude.
Os cerca de 110 Km desta GR não exibem grande acumulado de subida, talvez um pouco mais de 1400 m. Como tal dá perfeitamente para fazer num único dia. Assim recomenda-se o inicio em Almeida, progredindo primeiramente pelo lado norte (por Aldea del Obispo) até Ciudad Rodrigo, com retorno pelo lado sul, por Vilar Formoso.
Nota mais para a calorosa recepção que tivemos em Ciudad Rodrigo e para a magistral paella que nos foi servida e com que aconchegámos o estômago, depois de um bom banho proporcionado no Pavilhão Desportivo (o velho, pois existe um outro de construção mais recente).
Ao longo do percurso fomos encontrando algumas portaleiras que estavam abertas mas duvido que tal aconteça nos restantes dias. Tenham pois atenção com estas situações.
Lembrem-se também que estão a circular numa zona onde abundam manadas de gado taurino, que devem evitar de confrontar.

É daquelas "voltinhas" para ser feita na companhia da família pois os pontos de interesse são muitos e variados. Uma visita a Almeida impõe-se. E um reencontro em Ciudad Rodrigo, a meio da etapa, também.
 Pode ser feita em qualquer altura do ano, no entanto se feita nos meses primavris vai encontrá-la muito mais colorida e com as linhas de água a impor emoção extra.
Saia de casa e venha visitar este pedaço de terra raiana!

Algumas fotos:




 (Dorsal personalizado)






















(Uma das famosas portaleiras)




(Cavalos e bicicletas coabitando)




(Ciudad Rodrigo)


(Entrando em Ciudad Rodrigo)
(Ultrapassando a meta instalada na Plaza Mayor - Ciudad Rodrigo)


(Sacos com lembranças)


(Pormenor do saco)


(Pormenor da zona de lavagem das bicicletas)


(Infraestrutura de BTT)


(Infraestrutura de BTT)




(Pormenor de passadiço - Trajecto do lado sul)


(Pormenor de passadiço - Trajecto do lado sul)



Pode descarregar o TRACK da GR 80 aqui


1 comentário:

  1. Parabéns pela excelente reportagem Carlos. Infelizmente não pude estar presente este ano, mas espero marcar presença numa próxima oportunidade. Grande abraço, João Valério.

    ResponderEliminar