terça-feira, 28 de outubro de 2014

Senda del Agueda ou GR 14.1 - Ponte dos Franceses


Já calcorreámos tantas vezes este "sendero" que muito pouco há para acrescentar.
Se bem que nunca é igual!
Houve um período que iniciávamos em Figueira C. Rodrigo e terminávamos em Barca de Alva. Ultimamente temos feito este trajecto em circulo: Isto é iniciando e terminando em Figueira.
No entanto reconheço que a opção mais equilibrada é a que termina em Barca de Alva.
Saindo de Figueira e até Barca de Alva serão cerca de 70 Km para um acumulado de subida a rondar os 1400 m. 
Fazendo a volta em circulo, isto é iniciando e terminando em Figueira, nunca serão menos de 90 Km, para um acumulado de subida sempre acima dos 2000 m.
Toda esta  região entalada entre a margem esquerda do rio Agueda e a margem direita do rio Coa, mercê das constantes disputas territoriais entre portugueses e castelhano-leoneses, é riquíssima em património histórico e arquitectónico.
 Território Leonês até finais do Sec. XIII, altura em que foi ocupado e posteriormente reconhecido território português pela assinatura conjunta de D. Dinis, por Portugal, e D. Fernando IV, pelo lado Castelhano-Leonês, em 12 de Setembro de 1297, naquele que ficou conhecido pelo Tratado de Alcanizes, o tratado fronteiriço mais antigo do mundo, ainda em vigor.
Destaco, do lado português, os castelos de Alfaites, Castelo Melhor, Castelo Bom, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Monforte, Vilar Maior, Sabugal e a fortaleza de Almeida.
Esta GR 14.1 tem o seu inicio imediatamente a seguir à fronteira luso espanhola, na ligação de Escarigo\Figueira C. Rodrigo a La Bouza\Espanha logo após a passagem da ribeira dos Tourões, onde aparecem as primeiras marcas e estende-se por Puerto Seguro, San Felices de los Gallegos, Ahigal de los Aceiteros, Sobradillo, Hinojosa de Duero, La Fregeneda, terminando junto ao cais fluvial de Vega Terrón, foz do Águeda, nas proximidades de Barca de Alva.
Todo o percurso da GR 14.1 está, ainda, integrado no Parque Natural Arribes del Duero.
Em San Felices de los Gallegos, que já foi território português sob o nome de São Félix dos Galegos, merecem visita demorada o castelo, com o seu centro de interpretação e o museu do azeite (lagar del mudo). Lagar de varas, totalmente recuperado, onde se podem ver as tulhas (depósitos de azeitonas), duas grandes varas de prensagem, a caldeira, as tarefas (decantadores e instrumentos de medição etc.) e outros elementos decorativos que constituem, no seu conjunto, um exemplo raro de tipologia similar à dos antigos lagares romanos, que já conquistou um prémio europeu de conservação do património
Aconselha-se uma voltinha pela aldeia pois tem outros pontos de interesse.
Em Sobradillo pode ser visitado o castelo que alberga o Centro de Interpretação del Parque Natural Arribes del Duero.
Em termos de património edificado especial destaque para a Puente de los Franceses, sobre o Agueda,  que ficou a dever o seu nome aos franceses, que durante as invasões Napoleónicas, por aqui alcançaram a fortaleza de Almeida e que pela sua localização não deixa ninguém indiferente.
Destaque, também para a ligação Hinojosa a La Fregeneda onde, após trilho extremamente técnico, temos oportunidade de apreciar a velha ponte ferroviária sobre a Rivera del Froya.
E que dizer da sublime paisagem que nos é exibida durante a descida até Vega Terrón, sobre o Douro? Um regalo para os nossos olhos.

A GR 14.1 é, de facto, um trilho FABULOSO!

Acresce que todo o percurso está (exemplarmente) marcado como GR e tem alternativas para os utilizadores de bicicleta, que podem ou não ser opção, pois o trilho é todo ciclavel.

Um dia bem passado na companhia do Carlos Russo, Pedro Tondela, Pedro Nuno e David Paredes.

Na ligação Vega Terrón\Barca de Alva aconselha-se o uso do passeio pedonal, ribeirinho à foz do Águeda e Douro, que está logo a seguir à ponte internacional rodoviária e ao qual se acede, virando à direita em direcção ao parque de estacionamento, por escadaria de madeira.

Em Barca de Alva surgem duas opções: A EN 332 até Figueira, para os mais fatigados ou o trilho da Transportugal para os duros.

Resumo do dia:

Distancia percorrida: +/- 90 Km
Acumulado de subida: 2063 m
Acumulado de descida: 2017 m
Velocidade média: 14 Km/h

Gráfico de altimetria:



Algumas fotos:



(Rua típica de Ahigal de los Aceiteros, onde normalmente fazemos umas brincadeiras!)


(Descendo em direcção à famosa Puente de los Franceses - rio Águeda)


 (Descendo até à Ponte dos Franceses - Foto de Pedro Tondela)





(subindo em direcção a San felices de los Gallegos - Ponte dos Franceses)


(Ponte dos Franceses - Rio Águeda)


(O grupo em direcção a San Felices de los Gallegos)




(Sobradillo)


(Cruzeiro de Santiago - Sobradillo)



(Aviando uns "pinchos" em Sobradillo)













 (Hinojosa de Duero)



(Marcas)



(Marcas da GR 14 - Senda del Duero)



(Velha ponte ferroviária sobre a Rivera del Froya)




 (O David Paredes em grande estilo)



(La Fregeneda)







(Entrando nos domínios de Valicobo)






(A admirável paisagem sobre Barca de Alva com rio Douro como espelho)



(Fechando o último portão da Quinta)



(Chegando a Barca de Alva)



(Servido no "Cantinho da Cepa Torta)

1 comentário: