quinta-feira, 23 de outubro de 2014

1.ª Meia Maratona Terra do Ferro - Torre de Moncorvo

Já noutras ocasiões tinha andado por estas bandas (ver aqui e aqui) e a vontade de fazer uma incursão pelos trilhos da Serra do Reboredo era muita. Proporcionou-se agora.
Esta meia maratona foi uma iniciativa do Município de Torre de Moncorvo com o apoio dos Bombeiros Voluntários locais, Agrupamento de Escuteiros, Guarda Nacional Republicana, Sabor Douro e Aventura e União de Freguesias de Felgueiras e Maçores.
A fazer fé na informação prestada pelo promotor seriam cerca de 60 os participantes nesta 1ª Meia Maratona BTT Terra do Ferro.
Toda a logística e concentração aconteceu na zona envolvente ao parque de Jogos de S. Paulo, em Torre de Moncorvo, onde, após um pequeno briefing e as boas vindas deixadas pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, Victor Moreira, um velho conhecido de outras andanças, foi dada a partida.
A organização colocou ao dispor dos participantes dois percursos: Um mais longo, com cerca de 45 km e outro mais curto com perto de 35 Km.
Após uma "voltinha de cortesia" por algumas das principais artérias da vila, o percurso viria a desenvolver-se pela Ecopista do Sabor até ao Larinho, seguindo depois pela envolvente da Serra do Reboredo até às galerias de acesso às minas de ferro (Cabeça da Mua) e éolicas, de onde se obtém vista privilegiada sobre Moncorvo.
Em Felgueiras aconteceu o reabastecimento de sólidos e líquidos, prosseguindo o trilho até Sequeiros, sempre a mirar o Douro e terminando em Torre de Moncorvo.
  Depois de reconfortante banho quente, seguiu-se o almoço\convívio entre todos, onde houve lugar à distribuição de prémios simbólicos a diversos participantes, de que destaco a entrega de um presunto para a equipa mais numerosa e pequenos troféus para os primeiros classificados. A mim tocou-me o prémio da veterania, e que a Organização, fazendo uso de uma linguagem politicamente correcta, titulou de "O mais Experiente", que de bom grado aceitei embora todos ficassem a saber que era o mais "cota" dos participantes!
Destaque especial para a colaboração da GNR na segurança dos participantes. O zelo no atravessamento de Estradas e o esforço desenvolvido pelos dois batedores que a cavalo "varreram" todo o percurso são merecedores de nota máxima.
 
Dia perfeito para a pratica da modalidade com os trilhos a convidarem a andamentos em "red line". 

Toda a envolvente proporciona paisagens de cortar a respiração: A norte o campo de visão estende-se pelo extenso Vale da Vilariça, onde de vez enquanto conseguíamos distinguir o azul proporcionado pelas águas do rio Sabor e a sul destaque para as encostas do Alto Douro Vinhateiro. 
As aldeias de Felgueiras, Açoreira, Sequeiros e de Maçores, observadas do topo da serra, mais parecem pinturas de arte "naif".
Ficou por fazer uma visita às famosas minas de ferro e ao museu sobre a mesma temática. O guia estava lá só que não deu mesmo. 
Ficou gravado o percurso para posterior incursão, com o guia do costume - Carlos Gabriel!
Destaque, também para a paragem "forçada" em Sequeiros, onde fizemos uma boa hidratação à base de "Cergal"!
Caíram que nem ginjas pois o calor apertava! 

As minas de ferro de Moncorvo, a fazer fé em noticias muito recentes, constituem um dos maiores depósitos de ferro da Europa e tudo indica que a exploração se reinicie até final de 2016.

P/ mim a "voltinha" teve de cerca de 45 Km muito intensos feitos na companhia do meu "puto" mais novo e do pessoal de Foz Coa, que, como já vem sendo costume, se revelaram uma óptima companhia.

Por tudo quanto foi dito e do que ficou por fazer vos posso garantir que para o ano lá estarei a participar na 2.ª edição da Meia Maratona de BTT da Terra do Ferro.

Nos (ditos) passeios organizados não transporto a "SONY" que, por norma, me acompanha, pois as organizações têm meios que mais tarde disponibilizam. Do que me viria a arrepender pois perdi uma óptima oportunidade de fotografar momentos irrepetiveis.

Algumas imagens que fui roubando a uns e outros:

(Neblinas matinais no Vale do Douro - Pocinho)


 (O meu dorsal)


(O grupo de Voz Coa\Figueira C. Rodrigo)

(Pelas ruas de Moncorvo)


 (Sempre bem acompanhados pela GNR)








(O meu "puto" em acção!)


(Paragem "forçada" em Sequeiros, para hidratação à base de Cergal)


(O grupo reunido à mesa)


(Entrega de pequeno troféu ao mais "cota")


Podem visular um pequeno video do evento aqui


Gráfico de Altimetria e resumo do dia:

   

Os mais exigentes podem visualizar ou descarregar o TRACK do percurso aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário