terça-feira, 22 de julho de 2014

Ecopista do Sabor - Os comboios já não passam aqui!

Simbolicamente inaugurada a 5 de Junho de 2006 - dia do ambiente, esta infraestrutura faz o aproveitamento da antiga plataforma de via na desactivada Linha do Sabor e prolonga-se por cerca de 25 Km desde a sede do município transmontano de Torre de Moncorvo até um pouco antes da antiga estação de Freixo de Espada à Cinta, no sopé da Serra do Reboredo e está vocacionada, sobretudo, para o lazer, tendo como utilizadores privilegiados os pedestrianistas e praticantes de ciclismo, na vertente de btt.
Não sendo totalmente plana não apresenta um grande declive. No sentido Torre de Moncorvo - Carviçais sobe dos 390 até perto dos 700 m de ascendente. O pavimento é em terra batida.
Já no passado mês de Março, quando por aqui tinha passado numa voltinha em "roda fina", havia notado algum desleixo na sua manutenção que agora viria a confirmar.
Se não for intervencionada as silvas e as giestas tomarão conta dela de forma irreversível. Já bem perto do seu terminus, num pequeno segmento de cerca de 150 m, apresentou-se mesmo intransitável. Mas onde se nota mais o desleixo é nas resguardas de madeira que aos poucos vão apodrecendo e tombando sem que alguém cuide delas.
A  falta de civismo e o uso indevido também ajudam à sua degradação. Chegámos a ver montes de erva e terra arrastados por tractor agrícola desde propriedade privada e depositados de forma bem intencional na pista.
Em degradação acentuada também os edifícios das antigas estações e apeadeiros. Com excepção para a antiga estação do Larinho que tem um pequeno bar de apoio (que encontrámos encerrado).
Apesar de ser Domingo e o dia convidar à sua utilização somente nos cruzámos com dois utilizadores, praticantes de ciclismo.
Estou em crer que se se iniciasse no Pocinho e se prolongasse até Miranda do Douro o leque de utilizadores aumentaria exponencialmente. Assim começa em Torre de Moncorvo e termina em ... lado nenhum.
E assim se desperdiçam cerca de dois milhões de euros (corrijam-me se estiver enganado)!
A oportunidade de fazer esta via surgiu a convite do Carlos Gabriel.
A parte mais difícil do dia foi mesmo a alvorada. Às 7,00 horas já estava em Vila Nova de Foz Coa, na companhia do meu "puto" mais novo, onde nos juntámos ao Carlos Gabriel, Valter e J. Adelino Maurício.
De Foz Coa até ao Pocinho andámos sempre envolvidos pelos vinhedos do Alto Douro Vinhateiro.
No Douro um espectáculo único: Um barco turístico descia o rio e transpunha a barragem do Pocinho.
Depois até Moncorvo pela antiga EN 220.
Já no interior de  Moncorvo entrámos na Ecopista um pouco antes da antiga estação e por ali haveríamos de andar por uns ultra rápidos 25 Km. Pelo meio as antigas estações de Larinho, Carvalhal, Cabeço da Mua e de Carviçais e ainda uma breve passagem pelo paredão da albufeira de Vale dos Ferreiros.
Após Carviçais entrámos, novamente na EN 220 por onde progredimos até ao cruzamento da EN 221, para acertarmos com o track da Transportugal, em direcção a Freixo de Espada à Conta. Merece especial destaque a passagem por Mazouco onde fomos presenteados com paisagens espectaculares sobre a bacia hidrográfica do Douro Internacional.
Em Freixo deu-se a separação do grupo: Os de Foz Coa seguiram até à praia fluvial da Congida onde tinham familiares à espera e nós prosseguimos até à aldeia de Poiares, à procura da famosa Calçada de Santana, que viríamos a encontrar  extremamente degradada em virtude das fortes chuvadas dos últimos dias.
Após Barca de Alva enveredámos pela EN 221 até Figueira C. Rodrigo, onde chegámos passados 15 minutos das 15,00 horas.

Voltinha exigente em termos físicos e extremamente rolante, que se recomenda seja feita em numeroso grupo e que deve ser aproveitada p/ melhor conhecer a zona, em especial Torre de Moncorvo, as minas do Carvalhal (Ferro-minas), a aldeia de Felgar, Mazouco e Freixo de Espada Cinta. Podendo ainda fazer-se um ligeiro desvio até ao miradouro do Penedo Durão pois a envolvente paisagística a isso convida.

Resumo do dia:

        Distancia percorrida: +/- 103 Km
      Acumulado de subida: 2068 m
    Acumulado de descida: 1793 m


Algumas fotos:


 (Cruzeiro no Douro, junto à Quinta das Túlhas\Foz do Coa)


 (Saindo de Vila Nova de Foz Coa)


 (O Douro e as vinhas - Alto Douro Vinhateiro)


 (Entrando na eclusa da barragem do Pocinho)


 (Esperando pela abertura da eclusa)


 (Aproximação a Torre de Moncorvo)


 (Entrando na Ecopista do Sabor)





 (Chegando ao Larinho)


 (Cabeço da Mua - Complexo mineiro desactivado)


 (Exploração de resina)




 (Albufeira de Vale dos Ferreiros)


 (Chegando a Carviçais)


 (Em Carviçais)


 (O grupo na desactivada estação de Carviçais)









 (Panorâmica de Mazouco e do Douro Internacional)


 (Em Freixo de Espada à Cinta)



 (Na Calçada da Santana - Poiares)


 (Em Barca de Alva)


 (No miradouro do Alto da Sapinha - Escalhão)


Gráfico de altimeteria:





Podem visualizar ou descarregar o TRACK do percurso aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário