quarta-feira, 25 de junho de 2014

À Volta do "Espacio Natural Protegido de El Rebollar"


«No próximo sábado, quem alinha numa volta de estrada por Espanha, pela zona do "Espacio Natural Protegido de El Rebollar"?
Tem 88 km, podendo ter um pouco mais ou menos, dependendo onde se deixa o carro.
Nota: Quem está a treinar para enfrentar o Adamastor não tem direito a carro. Começa e volta para casa de bicicleta. O percurso aqui: http://www.plotaroute.com/map/407 
Para almoçar, deve-se arranjar local em Acebo, um pouco depois de meio e uns 10 km antes da subida final»
Foi desta forma que o Rui Sousa deu o mote para a voltinha do passado Sábado através da sua página pessoal na rede social Facebook.
 O "Espacio Natural el Rebollar", com uma área de 50 192 ha, está localizado a sudoeste da província de Salamanca, a sul de Ciudad Rodrigo, partilhando a fronteira de Portugal onde vai confluir com os limites territoriais do concelho do Sabugal.
Caracterizado por um micro clima de matriz mediterrânica onde  predomina o pinheiro (pinaster e sylvestris) e o carvalho. Santuário de espécies em perigo de extinção ou extremamente vulneráveis tais como a cegonha preta, o abutre e o lince ibérico (este já extinto). É o equivalente à nossa Reserva Natural da Serra da Malcata, com a qual faz confluência.
Foi, pois, dentro deste espaço natural que se desenvolveu a nossa voltinha.
Até Aldeia Velha, no concelho do Sabugal, onde tinha encontro marcado com o Rui Sousa e o Hélder Coelho, fui de carro. 
Um pouco antes das 9,00 horas já lhes fazia espera. 
Não tardariam a aparecer.
Contrariando um pouco as expectativas, o dia amanheceu extremamente nublado, ameaçando chuva, que viria mesmo a cair, apanhando-nos completamente desprevenidos. 
Sem alternativa que não fosse esperar, a manhã prolongou-se entre um café local e a casa da sogra do Hélder que por pouco não nos ia matando com tanta comida. 
Antes mortos do que maltratados.
Com todos estes "contratempos" só por volta das 11,30 horas é que começámos a pedalar. 
Pelo meio um contacto com o pessoal da pesada (Agnelo Quelhas e C&a) que vinha de Castelo Branco e tinha começado a pedalar em Penamacor e connosco havia marcado encontro em Valverde del Fresno. Estes últimos viriam a arrepiar caminho fazendo inversão de marcha. 
O percurso previamente idealizado pelo Rui seria: Aldeia Velha - Aldeia do Bispo - Navasfrias - Valverde del Fresno - Hoyos - Acebo - El Payo - Navasfrias - Aldeia do Bispo - Aldeia Velha, que cumprimos à risca.
Merecedora de destaque a descida até Valverde del Fresno que se haveria de prolongar por uns intimidantes 15 Km e para uns transpirantes 10 Km desde a ponte medieval sobre o Jevero, pela CCV-32.3, imediatamente a seguir a Acebo até um pouco antes de El Payo.
Quanto a hidratação: Umas  "canhas" em Acebo e outras tantas em El Payo.
Na segunda passagem por Navasfrias a grande surpresa, pelo menos para mim, foi a passagem pelo Rio Águeda. Irmão gémeo do rio Coa e que tem a sua nascente na Serra das Mesas, perto de Navasfrias e se prolonga por cerca de 130 Km, até Barca de Alva, onde vai desembocar no rio Douro. Só por isto já valeu a pena ter saído de casa!

Resumo do dia: Cerca de 94 Km, em ritmo de passeio e extremamente relaxantes, para um D+ de 1839 m e um D- de 1830 m. feitos com companheiros de excelência.

Zona merecedora de nova incursão, mas em BTT.

Gráfico de Altimetria:


De regresso e após Alfaiates ainda fiz uma breve visita ao santuário de Sacaparte.
O conjunto, formado pela igreja, alpendres de feira, cruzeiro (alusivo a Santiago???), as ruínas do antigo convento e ainda um chafariz e uma fonte de mergulho.
A igreja tem a particularidade de ter a porta principal virada a sul. e da qual só pude observar o seu exterior.
Estranho nome. Após uma cuidada pesquisa cheguei à conclusão que este nome não é mais do que a agregação de saca + parte e que vem desde as "quizilas" entre portugueses e castelhanos pela delimitação de fronteira ou, para ser mais rigoroso: Tudo leva a crer que tenha sido local de divisão de despojos da guerra ofensiva (fossado) até à delimitação definitiva de fronteiras (Tratado de Alcanizes) entre Portugal e Castela.
Até meados do Sec. XIX aqui se realizava anualmente a celebérrima procissão dos encoirados, porque os homens nela participavam de tronco nu.
Foi proibida por atentar contra os bons costumes.
Os motivos de tão estranha prática não são consensuais, por tal facto deixo isso ao cuidado dos leitores.
No entanto sempre vos vou garantindo que vale bem a visita.

Algumas fotos:

 (Miradouro, antes de Valverde del Fresno)


(Valverde del Fresno)


(Passagem por Valverde del Fresno)


(Hoyos, ao fundo)


(Acebo - Plaza mayor)


(Deliciosas azeitonas que acompanharam as "canhas" em Acebo)


(Merendando na ponte medieval sobre o Jevero)




(Deixando a província de Caceres e entrando em Castilla e Leon)




(Festas em El Payo, onde não consegui descobrir o porquê deste pinheiro tamanho XXL!)


(Tourada em Navasfrias)


(Cavalos bem arreados, junto à praça de touros em Navasfrias)


(Rio Águeda na passagem por Navasfrias)





(Aldeia Velha - Monumento de homenagem ao "Encerro")


(Pórtico de entrada na ermida de Sacapartes)


(Ermida de Sacapartes)





(Ruinas do convento de Sacapartes)


(Chafariz de Sacapartes)

Sem comentários:

Enviar um comentário