terça-feira, 13 de maio de 2014

13.º BTT DE ALMEIDA

Pelo 13.º ano consecutivo o Município de Almeida organizou este passeio\maratona em bicicleta-todo-o-terreno, que este ano integrou o "Troféu de Maratonas da Beira Interior", numa organização conjunta com a Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI).
Em consequência disso houve uma efectiva separação e controlo dos participantes em função da sua inscrição na maratona (70 Km), meia maratona (46 Km) ou mini maratona (22 Km).
Relativamente às edições anteriores também se notou um maior cuidado com a segurança dos participantes, nomeadamente no atravessamento das Estradas Nacionais, que foram feitas em estreita colaboração com a GNR - BT.
De todas as edições já realizadas esta foi, sem qualquer margem para dúvidas, a que mais me "encheu as medidas".
A mais espectacular, divertida (e perigosa) e exigente, quer em termos físicos quer em termos técnicos.
Este ano totalmente realizada dentro dos limites do concelho, desenvolvendo-se pelas margens  do rio Coa, aproveitando, em grande parte, as marcações da recém criada  Grande Rota do Vale do Coa, que tem o seu inicio exactamente junto à sua nascente, nos Foios,  e se há-de prolongar até à foz, junto ao rio Douro, atravessando os limites territoriais dos concelhos do Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Coa, numa extensão total de cerca de 200 Km.
O percurso teve duas partes completamente distintas: Nos primeiros 35 Km,  fomos "brindados" com trilhos extremamente técnicos, ora a subir, ora a descer, pela margem esquerda do rio Coa.
A partir do 2.º reabastecimento, localizado no parque de merendas da Malhada Sorda, já na margem direita do rio, que atravessámos pelo paredão do açude, ainda surgiram uns singletracks mas depois começaram a aparecer os largos estradões, que nos haveriam de levar até bem próximo de Vilar Formoso e da linha de fronteira com Espanha e aí foi rolar a bem rolar até Almeida, havendo pernas para tal.
De Figueira C. Rodrigo saiu numero grupo de praticantes, a grande maioria a optar pela meia maratona.
Eu como tinha em mente a maratona e acompanhar os "pontas de lança" estava fora de questão tive que procurar uma companhia compatível com o meu nível de andamento.
"Encostei-me" ao grupo do CMG - Clube de Montanhismo da Guarda, onde estava o amigo Zé Luís, que também pretendia fazer o percurso mais longo. Havíamos combinado andar juntos!
Só que ...
Logo após a passagem da ponte do Manuel José, ainda não tinha aquecido e já me cruzava com o Pedro Tondela, vitima de queda violenta, que lhe viria a custar uma visita ao HSM (Hospital Sousa Martins) onde acabaria por ser assistido. Nada de grave. Apenas um valente susto e uma sutura no maxilar inferior.
No 1.º reabastecimento, por volta do Km 18, fui encontrar o Zé Luis com um valente corte no pneu frontal da sua montada e que lhe haveria de inviabilizar a progressão.
A partir daqui deixei de ter companhia fixa. Um porque não deu p/ continuar e outros porque, simplesmente, optaram pela meia maratona.
Até ao Jardo o trilho - calçada romana, sempre em sentido ascendente, viria a apresentar-se demolidor.
Quando cheguei ao açude, junto ao parque de merendas da Malhada Sorda, onde estava instalado o 2.º reabastecimento dei-me conta que estava sem mudanças de trás.
Um alicate e uma chave allen de 6,00 mm, que transportava comigo, foi tudo quanto precisei para resolver a situação.
O local é paradisíaco e convida ao relaxe.
Aqui a Organização primou pela excelência: brindou-nos com umas febras, a sair directamente do grelhador para o pão, acompanhadas de umas "minis" bem fresquinhas.
Primeiro alimentei o corpo é só depois tratei da avaria.
Só a muito custo abandonei o local!
A partir daqui deixei de ter a totalidade das mudanças de trás à disposição. É certo que viria a sentir a falta delas nos trilhos mais rolantes, mas nada impeditivo de continuar.
Já na parte final viria a prestar assistência a um outro participante que se deparava com grave quebra física e com quem viria a perder uma boa meia hora.
Cheguei à zona da meta pelas 14,30 horas de bem com a vida e um sorriso de orelha a orelha.

O dia terminou com umas ginginhas na "Amélinha" na companhia do Zé Luis e do restante pessoal do CMG.

Mas não se julgue que tudo foi perfeito: Injustificável o atraso da partida em cerca de 15 minutos e a muito longa espera, de cerca de uma hora, pelo almoço. Ainda estive para desistir.
Depois de uma valente "tareia" o que as pernas pedem é descanso.

Voltinha a repetir num futuro muito próximo, na companhia de amigos.

Algumas fotos que fui "roubando" a uns e outros:




(Aspecto geral da partida - maratona)


(O Zé Luis Lopes esperando pacientemente pela partida)




(Do lado direito da imagem - dois "cromos" de Figueira C. Rodrigo)




(Grande pose do Tó Bastos, junto à ponte do "Manuel José")


(Pedro Tondela recebendo assistência)


(O "Jons" em grande estilo)


(O Tó Condesso e o David Paredes exibindo-se para a máquina!)


 (O Bruno Santos também teve o seu momento!)


 (O autor concentradíssimo!)


 (O Élio Simões em feroz perseguição!)


(Em grande estilo)


 (Aspecto geral do 1.º reabastecimento)


 (Atravessamento do açude junto ao Parque de Merendas da Malhada Sorda)


 (Onde alguns "cagões" optaram por fazer a passagem de barco)


(Aspecto geral do 2.º reabastecimento)



 (Pormenor do "bar" do 2.º reabastecimento)


 (Alguns elementos de uma vasta equipa)


 (Pódio onde está o "ponta de lança" Carlos Russo)




(Onde se bebe a melhor ginginha do mundo) 


Um pequeno video da maratona:




NOTA: Os mais exigentes podem visualizar ou descarregar o TRACK do percurso aqui.

1 comentário:

  1. Que pena tenho de não ter podido acompanhar-te! Ando em maré de azar... Fica o desejo de ir fazer o percurso, um dia destes, em boa companhia... Um abraço

    ResponderEliminar