segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PASSEIO DE NATAL 2013

Pelo segundo ano consecutivo estamos a fazer esta "Voltinha" que, por norma, é a última do ano.
Este ano à "prata da casa" juntou-se um pequeno grupo vindo de Pinhel, que connosco quis confraternizar.
 Estes voltinhas valem, sobretudo, pelo reencontro de alguns amigos que, de outra forma, não reveríamos. 
Aliás o espírito desta "voltinha" é mesmo esse.
Este ano juntámos à festa o presunto que, não sei se se lembram, trouxemos de Vila Nova de Foz Coa aquando da realização da III Rota das Vindimas e que se apresentou soberbo. Deve ter sido da longa cura a que foi submetido!
Dia solarengo típico de Inverno, perfeito para a pratica da modalidade.
Um pouco antes das 10,00 horas o pessoal foi-se concentrando junto ao "Redondo" de onde saíram 16 praticantes dos quais dois do sexo feminino que conferem sempre um colorido diferente ao grupo.
Devo também referir que este ano descuidei-me um pouco, pois esqueci-me da máquina fotográfica, e como gosto de fazer a minha própria reportagem!...
Já para não falar no descuido a que votei a minha montada que se me apresentou bastante suja, desafinada e com os pneumáticos em baixo. Não merecia este desmazelo mas o que é certo é que aconteceu e foi assim que se apresentou ao inicio do dia.
Quanto ao percurso: Nada de especial: Cerca de 40 Km para um D+ de cerca de 900 m. 
Mas nesta altura do ano nem poderia ser de outra forma.
Saímos de Figueira, em direcção a norte, até à Quinta dos Picões onde flectimos a poente até acertarmos com as Quintas da Boavista e Seixo Amarelo, já a mirar o Douro, e daí até à estrada que nos conduz à Srª do Campo\Estação de Almendra onde apanhámos largo estradão em direcção a Barca de Alva, onde não chegámos flectindo, antes, em direcção à E.N. 332 (Escalhão\Barca de Alva) para irmos de encontro ao reforço do dia, que devido a uma falha de comunicação chegou com algum atraso. 
Aspecto a melhorar em edições futuras!...
Mas valeu bem o sacrifício, pois fomos presenteados com produtos de excelência não fosse o "staf" constituído por colaboradores exigentes. Não faltou nada, mas mesmo nada. Desde o bolo-rei em dose q.b. até ao já falado presunto que se apresentou "no ponto", passando pelas "bejecas" e outros derivados.
Que grande "momento bttistico" nós tivemos debaixo daqueles eucaliptos!
E que dizer das azeitonas temperadas (à moda) de Escalhão. Sem dúvida as melhores azeitonas do mundo!
E o bolo-rei de chocolate? Alguns até chuparam nos dedos.
Mas como o que é bom acaba depressa!...
Por mim passaria lá o resto da tarde. Entendi-me muito bem com quatro "bejecas", em formato mini, que me souberam que nem ginjas e um "cálice" de Porto como revigorante energético, pois avizinhava-se a famosa subida dos "Picões" que deixa sempre algumas mazelas aos menos bem preparados!... E como quem não presta para comer ...

Chegámos a Figueira pelas 15,30 horas. De permeio ficou Escalhão.
Nada de relevante a assinalar. O pessoal este ano não esteve para tropelias!
O Almoço\convívio no Restaurante "A Cerca" onde nos foi servido um arroz (malandro) de feijão acompanhado de uns medalhões de porco grelhados que se apresentaram dentro do que é exigido, cumprindo perfeitamente a sua função.
O dia terminou no bar do "Minipreço" onde fomos tomar mais uns complementos vitaminicos!...

Algumas imagens que fui retirando das páginas pessoais de alguns dos intervenientes: