quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Covilhã até à Torre, com passagem pelo Poço do Inferno

Esta foi mais uma típica "voltinha" de Verão.
Esteve agendada como sendo mais uma edição da já "clássica" Guarda\Mondeguinho\Guarda, que temos feito, com elevado sucesso, nos últimos três anos, mas que acabou por se transformar na repetição de uma "voltinha" que fizemos no ano passado e que consistiu na ligação Covilhã\Verdelhos\Poço do Inferno\Torre e que viria dar origem a uma crónica que pode ser visualizada aqui.
Na repetição desta "voltinha" estiveram presentes os mesmos do ano passado, a quem se juntou o Pedro Nunes (alemão) e o David Paredes, que fizeram o seu baptismo "bttistisco" até ao ponto mais alto de Portugal continental.
Voltinha em tudo idêntica à feita no ano passado, com excepção da descida da Torre até à Covilhã que, mercê do engano do Luís (Chapeiro), foi feita na sua totalidade por alcatrão.
O que acabou mesmo por ser relevante foram as dificuldades, de "última hora" com que nos deparámos no reboque que haveria de transportar as nossas "montadas".
Como apresentava algumas "mazelas" tive necessidade de o levar até ao serralheiro. 
Solucionado aquele pequeno problema mecânico aparentemente tudo o resto estava perfeito.
 Como éramos seis praticantes tentámos fazer a coisa de forma a evitar a deslocação de mais do que uma viatura de apoio. A solução adequada passaria pela utilização da carrinha do Pedro Nunes.
De véspera foi colocado um suporte no tejadilho e carregadas as bikes no reboque, que engatámos na carrinha, de forma a deixar tudo certinho para o dia seguinte. E aqui é que começam os problemas. E que problemas: O teste das luzes do reboque viria a resultar num curto circuito no sistema de luzes da carrinha. Imaginem isto pelas 23,30 horas. 
Com deslocações sucessivas a casa de uns e de outros lá se conseguiu arranjar um fusível compatível.
Julgando nós que a origem do problemas estava na carrinha do Pedro e dado do adiantado da hora, decidimos engatar o reboque no meu carro. Teste de luzes e mais ... um curto circuito, agora no meu carro.
Avaria solucionada e necessidade de rever a ligação eléctrica do reboque, que era afinal onde residia o problema.
Pôr suporte, retirar suporte, recolocar suporte, engatar reboque, desengatar reboque e voltar a engatar reboque o certo é que já passaria das 2,00 H da matina quando demos por findas as operações.
Quanto à voltinha:
As maluqueiras do costume. 
Uns com mais pedalada ... outros mais lentos.
As mesmas "loucuras" no Poço do Inferno, que este ano encontrámos com muito pouca (e suja) água.
As soberbas e únicas  paisagens da Serra da Estrela e a melhor água ... do mundo, em especial para a que brota do fontanário que está localizado na Nave de Santo António.
O grande obstáculo do dia acabou mesmo por ser o frio intenso e o vento forte acompanhado de cerrado nevoeiro que sentimos na ligação à Torre, depois da Nave de Santo António e que tão cedo alguns não irão esquecer.
Na descida lá tivemos que nos "embrulhar" em folhas de jornal.

Ficam algumas imagens.


(Preparativos da saída na Covilhã)


(Em direcção ao alto de S. Gião)


(Em direcção aos "Amieiros")


(Na PR 3 CVL - Fragas, com Verdelhos lá ao fundo)


(Atravessando Verdelhos, já nos domínios do PNSE)


(Trepando em direcção ao Poço do Inferno)


(Para trás ficava Verdelhos, ao fundo)


(Chegando ao Poço do Inferno, para espanto da acidental turista)


(No Poço do Inferno as "maluqueiras" do costume!)


 (No Poço do Inferno)


(A Rega do Luís)


(Em direcção à Nave de Santo António, com o vale glaciar do Zêzere à nossa direita)


(Vale glaciar do Zêzere, com Manteigas lá bem ao fundo)


(A foto possível, na Torre, junto ao "cogumelo" da GNR)

Pode visualizar ou descarregar mais imagens aqui


Os carunchos do dia foram:

Carlos Gonçalves
Luís Santos (Chapeiro)
Pedro Tondela
Carlos Russo (Ninja)
David Paredes
Pedro Nunes (Alemão)

Resumo do dia:

Distancia percorrida: +\- 76 Km Km
Velocidade média: 13 Km/h
Acumulado ascendente: 2591 m
Acumulado descendente: 2347 m

Grafico de altimetria:













Pode visualizar ou descarregar o TRACK do percurso aqui

1 comentário:

  1. Boa tarde.
    Li com alguma atenção o blog e vi um post em particular que me chamou a atenção.

    O do que mostrou o vosso reboque! Gostaria de saber se não se importasse alguns pormenores sobre o mesmo porque tenho tb um meio reboque e queria aproveita-lo. Se me puder dar uma ideia de valores e onde conseguiu os encaixes para o carro para gil.alvs@gmail.com agradecia imenso.

    Cumprimentos e obrigado, Gil

    ResponderEliminar