segunda-feira, 22 de julho de 2013

A VOLTA DO GERMAN (2013)

Esta volta nasceu de um repto que nos foi lançado pelo Pedro Nunes.
Das várias hipóteses sugeridas acabaria por vingar a repetição de uma "voltinha" feita em Abril de 2012 e que mais não foi do que ligar Figueira C. Rodrigo a Barca de Alva pelo trilho da Transportugal (2.ª Etapa), transpondo o Douro pela ponte Sarmento Rodrigues para, de imediato, seguir a placa direccional que nos indicaria Ligares e daqui, sempre por terra, até à estrada do Cândedo, paralela à Ribeira do Mosteiro, de encontro às famosas calçadas da Santana e de Alpajares, já nos limites de Poiares\Freixo de Espada à Cinta.
Eu, costumo dizer, em jeito de brincadeira, que nós aqui em Figueira C. Rodrigo estamos com um pé no distrito da Guarda e com o outro no Distrito de Bragança e o que é curioso é que até há bem pouco tempo ignorávamos totalmente esta realidade. 
O certo é que esta zona tem dos trilhos mais fantásticos que eu conheço. Não nos conseguimos cansar de fazer esta margem do Douro. Seja o Penedo Durão, que é tão só um dos miradouros mais espectaculares que eu conheço, seja pelas calçadas da Santana e de Alpajares, que nos conduzem à ribeira do Mosteiro, afluente do Douro, que são do mais técnico e alucinante que se pode fazer.
Ninguém fica indiferente à espectacularidade destes trilhos durienses. 
Quanto à volta de ontem, em jeito de rescaldo, direi que teve um pouco de tudo. Mal tínhamos começado a pedalar já o Pedro Tondela gritava "furo".
Alguma confusão na chegada a Barca de Alva, com o Luís (Chapeiro) a debandar em direcção à subida que nos haveria de levar até Ligares. Onde uns, os duros, seguiram por terra e outros, onde me incluo eu, a subir por alcatrão. 8 Km de muita transpiração e com as cigarras em muito ruidosa sinfonia, tal o calor que já se fazia por estas bandas. 
Na aldeia de Ligares uma pausa "coca-cola" num café local e onde eu mais o "Ninja" ensaiámos uma brincadeira na escadaria envolvente à Igreja matriz (mais ele, pois eu limitei-me a descer a escadaria), para gáudio dos mirones locais.
Depois foi hora de encher os "bidons" num fontanário local, seguindo-se um sobe e desce até à estrada da Candedo, onde aconteceu um pouco de tudo. Furos, quedas, sustos e sei lá que mais.
Só nas calçadas houve algum sossego se é que se pode dizer tal coisa, pois o astro rei teimava em nos zurzir com toda a força e as cigarras continuavam a embalar-nos ruidosamente. Na subida da Santana a temperatura deveria andar pelos 45 ºC.
Até ao final da descida da Calçada de Alpajares libertaram-se litros de suor, compensados com retemperado banho (que para alguns foi baptismo) na água corrente do ribeiro.
Em Barca de Alva paragem no "Cantinho da Cepa Torta" para mais um momento "coca-cola". Eu virei duas, acompanhadas de uma bela "sandocha" de presunto e uma fatia de melancia (oferta da casa), como que a preparar a penosa subida da EN 221 com paragem obrigatória em Escalhão, para umas minis bem geladinhas, que me caíram que nem ginjas!

Fica a reportagem fotográfica:



(O Pedro Tondela efectuando trabalhinho extra)


(Transpondo a Ribeira Stª Mª de Aguiar, junto à Quinta da Veiga)


(O famoso portão que dá acesso à Quinta dos Picões)




(Descendo, vertiginosamente ...)


(Reagrupando, para entrar nos domínios da Quinta do Silho, bem junto ao Douro)


(Barca de Alva, ... sempre diferente)


(A foto da praxe, onde falta o fotografo - Ricardo e o Luís, que não esteve para nos aturar!)


(Barca de Alva em hora de ponta. Ontem estavam acostados no cais três grandes barcos turísticos)


(Panorâmica de Ligares)

(Algures entre Ligares e a estrada do Candedo)


(O momento do Ricardo!...)

(Típica paisagem duriense)


(O momento do "Ninja"!)


 
(Entrando na famosa estrada do Candedo)


(O momento do Pedro...)


( E o Luís também teve o seu momento!...)


(Na estrada do Cândedo)




(Pela calçada da Santana - antes da ponte da ribeira dos Mosteiros)

(Penando, a bem penar, pela calçada da Santana)


(Os valentões sempre a pedalar)

(Apontando na direcção da Calçada de Alpajares)




(Aqui começa a verdadeira loucura que é a calçada de Alpajares. Onde é visivel a estrada do Cândedo)


(Uma nova panorâmica!)


(Manobras de arrefecimento!)


Depois de bem higienizados e já à "civil" seguimos para retemperador almoço, à base de produtos tipicamente alemães, regados com muita e boa cerveja alemã.
Este vai ser um daqueles dias que só muito dificilmente iremos esquecer. Pela espectacular volta, pelo convívio, pela camaradagem, pelo almoço ... FANTÁSTICO.
Um grande bem-haja ao Pedro Nunes por este dia MEMORÁVEL que nos proporcionou.

P.S. - Alguns ainda tiveram direito a piscina.

Ficam algumas sugestivas imagens do que foi este almoço-convívio.



















Resumo do dia:

+/-70 Km percorridos
Acumulado ascendente: 2050 m
Acumulado descendente: 1846 m


 Gráfico de altimetria:


O Track do percurso pode ser visualizado ou descarregado aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário