terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Levar a Carta a Garcia

Com toda a certeza do mundo direi que já todos ouviram esta famosa expressão. E, também, com a mesma certeza direi que todos (ou quase) sabem o seu significado, que mais não é do cumprir eficaz e eficientemente determinada missão, por mais difícil ou impossível que possa parecer. O que com toda de certeza direi é que muito poucos saberão é do episódio que lhe esteve na origem:

O episódio, divulgado por Elbert Hulbard em 1899, ocorreu durante a guerra entre os EUA e a Espanha, a propósito da invasão e colonização de Cuba pelos espanhóis. À data, o Presidente Americano, Mackinley, precisou de contactar um dos cabecilhas da guerrilha cubana, o comandante Garcia. Coube a responsabilidade a um tal soldado Rowan que teve por missão fazer chegar uma carta ao comandante rebelde, algures em território cubano. Pelo que se conta, Rowan, sem nada perguntar, meteu a missiva numa bolsa impermeável e partiu para Cuba. Quatro dias depois, a missiva foi entregue ao comandante Garcia, tendo Rowan regressado aos EUA para dar conta do êxito da missão junto do seu Presidente.
Lembrei-me desta pequena história a propósito da "voltinha" que efectuámos no do passado Domingo, 17 de Fevereiro.
Sempre que pedalamos até San Felices de los Gallegos o "Lagar del Mudo" é de visita obrigatória, no entanto a sua responsável nunca nos cobrou um cêntimo, que fosse. Numa dessas visitas (e porque também sou produtor) prometi-lhe uma garrafa do "meu" azeite
A garrafa estava reservada  há já algum tempo, só que ainda não tinha surgido a oportunidade de lha fazer chegar!...
Aconteceu no Domingo.
O trajecto previamente idealizado para este Domingo era nada mais nada menos que o "Sendero del Agueda" ou GR 14.1, com inicio e termo em Figueira. 90 Km de puro e duro btt, com cerca de 2000 m D+. Só que os calendários da rapaziada têm andado extremamente preenchidos e não tem sido nada fácil acertar com uma data. Ainda no Sábado passado o Carlos Russo, Pedro Tondela e o Élio Simões estiveram em Unhais da Serra, onde participaram na "Who´s Afraid 2013", vindos de lá com um valente empeno.
Como se isto não bastasse as previsões da meteorologia para Domingo não eram as mais animadoras: Chuva ao longo do dia. Nada falhou. Ambas as previsões se transformaram em certezas.
No entanto,  nada disso impediu 5 valentões de sair de casa para mais um dia "bttistico". Porque a ideia inicial se me afigurava se difícil execução, de véspera, acertei com o Carlos Russo e Pedro Tondela uma voltinha "soft" sem traçado definido.
Concentração marcada para as 9,00 no local do costume. 
Para não defraudar as expectativas sugeri à rapaziada uma voltinha, de ida e volta, até San Felices de los Gallegos, com passagem pela mítica "Puente de los Franceses". O que de imediato foi aceite por todos. Redefinido o percurso, passei por casa onde apanhei a dita garrafa de azeite, que enfiei dentro da mochila.
Voltinha do mais espectacular que temos feito ultimamente!
É certo que boa parte do percurso (+/- 80%) foi feito em alcatrão... mas a adrenalina, o prazer, a emoção, a tensão e sei lá que mais, provocados pela dupla passagem na Ponte dos Franceses, não têm limites.
Êxtase total.
Assim, pelas 9,30 horas, saímos de Figueira, em direcção a Castelo Rodrigo, até à Cruz da Vila, onde flectimos em direcção a nascente até ao Convento de Stª M.ª de Aguiar, Almofala, Escarigo, La Bouza (Boiça), Puerto Seguro, de encontro à famosa Puente de los Franceses, sobre o rio Agueda, para chegarmos a San Felices de los Gallegos, onde cumprimos a missão a que nos havíamos proposto (levar a carta a Garcia).
Antes de inverter a marcha ainda fomos petiscar uns "pinchos" e aviar umas "cañas" num bar à saída de San Felices e que, diga-se, me souberam pela vida!
Se do lado de Puerto Seguro a descida para a ponte é fantástica, no sentido San Felices\Puerto Seguro é de arrepiar.
Fi-la pela segunda vez!
Quanto à chuva: Começou a cair, de forma insistente, praticamente desde que invertemos o sentido da marcha, que é como quem diz desde que saímos de San Felices e acompanhou-nos até Figueira.
Quando cheguei a casa (bastante encharcado) deveriam ser umas 14,30 horas.
Há dias assim!
As poucas fotos realizadas são da autoria do Carlos Russo, Pedro Tondela e Luís.

A passagem pela ponte provoca sempre alguns momentos de ... alivio. Pudera, depois de uma descida daquelas!...

(Mora aí alguém!)
 

(As montadas sobre a ponte)

(O Pedro e o Luís chegando à Ponte)


(Em San Felices a rapaziada aproveitou para descomprimir um pouco!)




(Um "pincho" e uma "bejeca")


(Apanhado pela câmara - nada indiscreta!)

(Mas que bela montra!)


Mais um dia bem passado em óptima companhia.
São estes momentos que (eternamente) nos agarram à bicicleta!

Os carunchos do dia:

Carlos Gonçalves
Carlos Russo
Tó Condesso
Luis Santos
Pedro Tondela


Resumo do dia::

Distancia percorrida: +/- 61 Km
Velocidade média: 15 Km/h
Subida: 1478 m
Descida: 1424 m


Gráfico de altimetria:















Podem ver outros relatos sobre a GR 14.1 (bem como descarregar o Track) aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário