domingo, 16 de dezembro de 2012

Voltinha Domingueira - Da Marofa até ao S. Marcos

Diz o dito popular que o vagar faz colheres!
E é bem verdade!
Como a rapaziada do pedal hoje se intimidou com o mau tempo, onde eu me incluo, não me restou outra alternativa que não abordar a "Voltinha" do fim de semana passado - 9 de Dezembro.
Ao contrário do que sucedeu hoje o dia esteve óptimo para a pratica da modalidade, embora alguns se desculpabilizassem com o frio a pretexto de ficar mais umas horitas agarrados aos cobertores!...
À hora combinada apareceram quatro carunchos: Os três "cotas" e o Bastos, que depois de longa ausência, se juntou ao pessoal do pedal.
 Voltinha suave, pois a condição fisica nesta altura do ano a isso obriga, que nos haveria de levar até à Marofa, em jeito de aquecimento e ... a pensar na Via Sacra, (que desci a todo o gás, pois o trilho está espectacular), prosseguindo, depois pelas serras da Vieira e S. Marcos, indo interceptar a E.M. Penha de Águia/Luzelos/Ponte Coa onde virámos a nascente, em direcção a Penha de Águia e depois Vale de Afonsinho e daí até Figueira pelo caminho mais curto - E.M..
A registar dois pequenos "incidentes": O Bastos teve um furo (lento) e eu, na ligação Penha de Águia\Vale de Afonsinho fiz um pequeno rasgo no pneu da frente da minha montada que me obrigou à utilização (provisória) de câmara de ar.
 Esta é a melhor altura do ano para fazer estes espectaculares trilhos, onde me dei ao "luxo" de cometer alguns excessos ... com o velocimetro a efectuar registos instantaneos bem acima dos 50 Km!

Pelas 13,00 horas estávamos de regresso a Figueira.

Algumas imagens (da autoria do Bastos e do Luis):


(Trilho que nos levaria até à serra do S. Marcos, ao fundo)


(Em Penha de Águia)


(Trabalho extra!...)


(Enquanto uns se submetiam a trabalhos forçados ... outros exebiam-se para a câmara!...)


(... onde se inclui o Bastos!...)


(Pormenor do empedrado, onde fiz o rasgo no pneu!...)


(Trilho que nos levaria até Vale de Afonsinho, ao fundo)



Resumo do dia:

Distancia percorrida: +/- 35 Km
Acumulado ascendente: 957 m
Acumulado descendente: 885 m

Gráfico de altimetria


Sem comentários:

Enviar um comentário