segunda-feira, 19 de março de 2012

GR 14.1 (Sendo del Agueda)

Quando em finais de 2008 "descobri" esta GR estava bem longe de imaginar que estaria na presença de um do mais espectaculares trilhos que se podem fazer em bicicleta de todo o terreno.
É o trilho perfeito para aqueles que gostam de desfrutar e explorar todas as potencialidades da sua montada, tenham para isso coragem.
É o trilho certo para conhecer os limites da máquina e do seu tripulante.
Não me vou perder muito em descrições nem em adjectivos!...
As marcações desta GR aparecem imediatamente após a passagem da Ribeira dos Tourões, quando transpomos a fronteira, na estrada que liga a aldeia portuguesa de Escarigo a La Bouza, em Espanha, pelo que se torna extremamente fácil segui-la até Barca de Alva. Apenas alguma atenção em Hinojosa de Duero, onde vai entroncar na GR 14 (Senda del Duero) por onde se progride até La Fregeneda e daí até ao cais de Vega Terrón na "desembocadura" do Rio Águeda.
Já devo ter efectuado o Sendero do Águeda umas cinco ou seis vezes, talvez até mais.
A descida (e a subida) à Ponte dos Franceses é sempre um momento único.
Enquanto não produzimos o nosso próprio vídeo da descida para a "Puente de los Franceses" deliciem-se com esta excelente gravação feita pelo Tiago Lages em Fevereiro de 2011 aqui.
Mas a verdadeira marca da GR 14, quanto a mim, é mesmo a ligação de Hinojosa a La Fregeneda. Aqui não há meios termos: ou desfrutamos do equipamento que temos em mãos, haja coragem para tal, ou vamos apeados. Neste troço já rebentei pneus, tive uma (ou duas) queda, já aqui parti um GPS que me saltou do suporte e, sobretudo, ja aqui tive (e vou continuar a ter) muitos arrepios.
Devo reconhecer que a grande maioria do pessoal faz isto com algum enfado, o que aceito, pois o receio de queda é enorme.
Mas o Sendero do Agueda não é só btt.
Recomenda-se uma visita ao museu do azeite (lagar del mudo), localizado à entrada de San Felices de los Gallegos.
Lagar de varas, totalmente recuperado, onde se podem ver as tulhas (depósitos de azeitonas), duas grandes varas de prensagem, a caldeira, as tarefas (decantadores e instrumentos de medição etc.) e outros elementos decorativos que constituem, no seu conjunto, um exemplo raro de tipologia similar à dos antigos lagares romanos.
Também merece visita o torreão onde existem algumas peças de artilharia militar, distribuídas por dois ou três pisos,  (ver galeria de imagens abaixo indicada) e de onde se desfruta de excelente vista sobre a aldeia.
Em Sobradillo degustamos sempre uns "pinchos" (petiscos) no café que está mesmo junto à torre. Pode parecer fechado, mas basta empurrar a porta e verificamos que está apinhado de espanhóis ruidosos.
Em resumo: Bons trilhos e excelentes paisagens, em especial nesta época do ano.
Quanto ao passeio de ontem:
Compareceram cinco carunchos: eu, o Luís (chapeiro), Condesso, Pedro Alcides e o Filipe, companheiro que ocasionalmente se junta à rapaziada.
Sem incidentes de maior a registar, apenas um raio partido na roda traseira da bike do Pedro Alcides e um furo lento na montada do Luís.
Muita atenção à descida da Ponte, pois pareceu-me estar em manutenção. Tem pelo menos duas curvas muito degradadas (arrancaram o cimento) a obrigarem a atenção redobrada e a exigir muita destreza.
Em caso de hesitação devem ser feitas de forma apeada.
De resto tudo na mesma. a descida até à ponte ferroviária continua muito perigosa, exigindo sempre muita atenção.
Ontem, pela primeira vez iniciámos e terminámos em Figueira à excepção do Filipe que, por motivos de natureza familiar, terminou um pouco depois de Barca de Alva.
Tendo em atenção o que anteriormente foi dito, e antecipando a dureza do percurso saímos de Figueira por volta das 9,30 Horas. Até Puerto Seguro praticamente não pisamos terra. O mesmo acontecendo desde Barca de Alva até Figueira.
Trilhos a doer só mesmo desde Puerto Seguro até Vega Terrón.

Resumo do dia:
Distancia percorrida: +/- 90 Km
Em: 6,09 Horas
Velocidade média: 14,6 Km/h
Acumulado ascendente: 2031 m
Acumulado descendente: 2007 m


Gráfico de Altimetria

Pode visualizar o percurso, através do Google Earth (track) aqui
Nota: se sentirem dificuldades em visualizar o track usem o Mozila Firefox pois funciona melhor do que o Explorer.

Algumas fotos:

             (Da esquerda para a direita: Condesso, Carlos, Filipe, Luis e Pedro)


                              (O que faz o Luis para largar ... peso!!!)

                   (O Pedro Alcides descendo em direcção à Ponte dos Franceses)

                                 (Idem, para o Luis e Filipe)

                           (O Grupo na famosa "Puente de los Franceses")


(O caminho também se faz penando!!!)

(O caminho visto do outro lado da arriba)


Pois é meus amigos: o improvavel também acontece. O Luis (e os restantes) depois da procissão onde teve a honra de transportar o pálio!...

                                    (No museu do azeite, em San Felices)

                                 (Provocando a concorrencia!!!...)


(Nada impressionado com o tamanho ... da munição!!!)

                                      (Penando pela calçada ...)

(Como ninguem fotografou o autor, ei-lo em acção. Foto do Bastos, tirada em 2011)


                                      (No museu do azeite - capachos)

                                   (O Filipe ultrapassando mais um obstaculo)



(Mais uma vez o Filipe)


(O descanso do guerreiro)

Mais fotos do passeio de ontem aqui
Este album também possui fotos de edições anteriores, nomeadamente duma voltinha que fiz com o Bastos e com Tó Zé (meu amigo o que é feito de ti, vai dando noticias).
Em 2009 fizemos este percurso com um grupo de amigos, que vieram expressamente da Guarda para o efeito. Quem tem fotos desse percurso? Agradecia informação.

3 comentários:

  1. Gostei da parte "problemas familiares"....

    ResponderEliminar
  2. Tenho a página Castelo Rodrigo https://www.facebook.com/pages/Castelo-Rodrigo/233040816796322?ref_type=bookmark no Facebook e de vez em quando quando faço buscas venho ter a esta página interessantissima. Parabéns.
    Pode dar-me a localização exacta da ponte dos Franceses, por favor?
    Bons passeios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa: A Ponte dos Franceses está localizada sobre o rio Águeda, na ligação Porto Seguro a San Felices de los Gallegos (Espanha, bem junto à raia). Como chegar lá: Saindo de Escarigo (Figueira C. Rodrigo) em direcção à Boiça (La Bouza, em espanhol), segue até Porto Seguro, uns 4 ou 5 Km mais à frente. Em Porto Seguro segue as marcações da GR 14.1 ou Senda del Agueda. Ou então pergunta às gentes locais. Chegar lá só a pé ou de BTT. O caminho apresenta-se um pouco exigente, pois serão cerca de 4 Km, metade a descer e outros tantos a subir, mas vale bem a visita. Até Porto Seguro dá p/ ir de carro. Pode visualizar o percurso no Google Heart (KML) descarregando o ficheiro através do link indicado no "post".

      Eliminar