segunda-feira, 5 de março de 2012

Da Calçada da Sant'ana (Poiares) até ao Penedo Durão

Lambidas que estão as feridas dos "Trilhos da Amendoeira em Flor 2012" voltamos a entrar na rotina das voltinhas domingueiras.
Ontem, domingo, dia 4 de Março, aproveitando mais uma edição da "Fiesta del Almendro" decidimos ir deliciar a vista e martirizar as pernas até ao Penedo Durão.
A "Fiesta del Almendro" ou "dia del almendro" é uma festa movel que pretende anunciar a chegada da primavera e que, por norma, coincide com a floração da amendoeira que abunda de um e do outro da fronteira e se realiza todos os anos por esta altura, aqui ao lado na vizinha localidade espanhola de La Fregeneda. e cujas celebrações incluem a recepção das autoridades (municipais) oficiais portuguesas no "muelle" (cais) de Vega Terrón e uma festa de confraternização que atrai, ano após ano, centenas de espanhois e portugueses em Barca de Alva. 
Antes (e mesmo após) do 25 de Abril de 1974 essa confraternização, dificultada pela falta de acessos, era efectuada através da passagem pedonal pela velha ponte ferroviária, onde estavam os autocarros disponibilizados pelo "Ayuntamiento" que no sentido descendente vinham apinhados de espanhois desde La Fregeneda até ao local onde agora está situado o cais fluvial e no sentido ascendente levavam algumas centenas de portugueses, regressando uns e outros ao final do dia.
A construção da nova ponte rodoviária, a montante da foz do Águeda, se por um lado veio facilitar a circulação de todo o tipo de veiculos e o acesso das pessoas, por outro veio "descaracterizar" um pouco a mistica do "dia del almendro" que da parte de cá da fronteira se aguardava sempre com alguma ansiedade, pois era uma das unicas, senão mesmo a unica, oportunidades de passar para o outro lado da fronteira sem se ser importunado pelos ultra zelosos guardas fiscais.
Mas voltemos à nossa voltinha.
Voltinha sem incidentes a registar. 
Pelas 9,30 horas saimos de Figueira, em direcção a Barca de Alva, pelas Quinta dos Picões e do Silho, bem junto ao rio Douro. 
Em Barca de Alva a confusão própria do "dia del Almendro".
Transposta a Ponte Sarmento Rodrigues rumamos, pela E.N. 221, em direcção à estrada do Candedo, por onde subimos de encontro à Calçada do Diabo (Sant'ana como aparece nas marcações oficiais) até Poiares e daqui até ao Penedo Durão que o amigo Pedro Alcides ainda não conhecia.
A ideia inicial era regressar novamente a Poiares, para depois descer pela Calçada de Alpajares, mas por uma questão de prudencia decidimos, e bem, não a fazer pois com a pouca chuva que caira na vespera e no próprio dia teria que ser feita de forma apeada. pelo que descemos pela nova E.M. que liga directamente Poiares à E.N. 221 e que passa bem junto ao Penedo Durão.
Esta descida, embora de asfalto, é vertiginosa e intimida qualquer um. Direi mesmo que é daquelas descidas onde me sinto sempre algo desconfortavel, pois a mais pequena falha, desatenção ou descuido provocarão quedas de efeitos gravissimos.
Finda esta descida, entramos na E.N. 221, onde, logo após a ribeira do Mosteiro, nos cruzamos com o pessoal do Clube de Montanhismo da Guarda, de que destaco o João Luis, o Coelho, e o Tiago Lages, entre outros, com quem trocamos conversação por breves minutos.

Terminamos em Figueira, no café Marofa (Zé do Canto, para os amigos)  onde ripamos umas doses de orelha e umas febras como só a "Zefa" sabe preparar. Especialidade da casa, apenas disponivel nos meses mais frios do ano.

Uma voltinha de cerca de 70 Km, embora com muito asfalto, eu considero de duro btt.

Aqui ficam algumas imagens (lindissimas) de alguns dos locais por onde passamos e que são dos mais emblemáticos desta região.

(O Condesso atravessando a Ribeira de Aguiar)


(O Pedro Alcides e o Luís também passaram sobre o pontão!...)

(Na estrada do Candedo, com as amendoeiras em flor, um espectáculo!!!)






(Apontando na direcção da Calçada de Alpajares)


(O Luís a perder ... peso!!! ...)


(Em direcção à velha ponte do "Landum")












(Imagem brutal da calçada da Sant'ana, vejam bem os afloramentos rochosos) 




(Não é que o Pedro conseguiu apanhar um coelho bravo na subida que ligou Poiares ao Penedo Durão, só visto, contado ninguém acreditaria!!!...)


(No miradouro do Penedo Durão)

(O Luís fazendo uns alongamentos ...)


(Apalpando o cu ao menino!!!)


(As crianças divertindo-se no parque!!!)


(O Luis ensinando a uns parolos de Aveiro como é que se ferra ... a bomba!...)


(Sobre a ponte romana, na Ribeira de Aguiar - Escalhão)


Resumo do dia:
Km percorridos: 70,7 Km
Velocidade média: 15,30 Km/hora
Tempo total: 4,40 horas
Parados: 1,38 horas
Acumulado ascendente: 1693 m
Acumulado descendente: 1602 m

NOTA: Se alguem quiser o TRACK basta inserer um comentário que eu terei todo o prazer em enviar.

Grafico de Altimetria:





1 comentário:

  1. Boa noite,
    gostaria de obter o track.
    Cumprimentos
    David Trindade
    email: trinitadavid@gmail.com

    ResponderEliminar