quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nos trilhos da amendoeira em Flor 2012 (Atrás dos coxos as pedras rolam - Parte II)

Meus amigos ontem senti-me um pouco como aqueles atletas que passam a época a preparar os Jogos Olímpicos e se lesionam nas eliminatórias que dão acesso às finais!...
Ontem tive um passeio para esquecer. O azar começou logo em casa: Durante a noite deixei o telemóvel a carregar. De manhã ao arrumar o carregador, através de acto instintivo, guardei também o telemóvel na gaveta.
Défice de atenção dirão vocês!
Sendo um dos telemóveis de apoio ao passeio imaginem o imbróglio!
Quando cheguei ao Estádio Municipal, por volta as 8,00 Horas deparei-me com a situação mais insólita que se possa imaginar: A entrega dos Dorsais estava a decorrer de forma caótica. Só com a sábia paciência do pessoal se superou a situação.
Passavam 15 minutos das 9,00 Horas quando se deu a bandeirada da partida.
Até ao topo da Marofa o pelotão foi-se alongando tal como pretendido, o que foi óptimo, já que a ideia era dispersar o pessoal de forma a evitar ajuntamentos na descida da via sacra, que era considerada uma zona de risco elevado. Mesmo assim não se evitaram algumas quedas, uma delas a deixar mazelas no amigo Marujo.
Logo após o Km 10 dou de caras com um "bttista" espanhol em apuros: Estava com um furo. Fazendo apelo ao espírito de entreajuda e de solidariedade que deve imperar nestas alturas lá desenrascamos o homem. Só que estraguei o fecho da minha bolsa de selim, que continha todo o meu material de apoio (câmara de ar, cápsulas de CO2, desmontas, alicate, etc. ...) que transferi para a mochila do Luis (chapeiro) que, entretanto, estava às costas do meu filho Pedro. Não mais me lembrei dela...
Até Penha de Águia, onde era o primeiro reabastecimento, o passeio decorreu sem qualquer contratempo. Aí fui encontrando velhos amigos com quem perdi breves minutos, pelo que a rapaziada de Figueira saiu ligeiramente à minha frente excepto o Condesso que me acompanhou.
Na Freixeda, como fazia calor, aproveitei para deixar o casaco em casa dos meus sogros, onde também ficaria a máquina fotográfica que estava num dos bolsos, pelo que fotos ...apenas as dos amigos.
Logo após o Km 20, no trilho que fazia a ligação entre a Freixeda e a estrada que liga Vale de Afonsinho a Algodres, mais um incidente: Um participante de Rio Maior partiu o quadro sua FOCUS pelo que se tornou necessário encaminha-lo para um carro de apoio. Foi ai que senti que estava sem telemóvel. Com estes contratempos o grupo de Figueira ia-se afastando ..
Nesta fase tinha por companhia o Bastos e o Condesso.
Resolvida a situação dirigi-me até Algodres, onde se fazia a separação de percursos.
A partir da separação de percursos deixei os companheiros de ocasião, que optaram pelo percurso curto (50 Km), e passei a ter por companhia quatro companheiros espanhóis, de Ciudad Rodrigo, que foram inexcediveis. Se até Almendra foi rolar a bem rolar, no final da descida que dá acesso à Quinta do Custódio um pau rebentou-me com o pneu traseiro. Sem nada para resolver a situação, valeram-me estes companheiros que demonstraram um espírito de entreajuda assinalável. Só que não deu para continuar, pois o pneu estava com um buraco de cerca de 2 cm. Como não tinha telemóvel e estava perto de Castelo Melhor fui andando nas calmas. A uns bons 100 metros da aldeia apareceu no meu encalce o jeep dos bombeiros com, imagine-se, seis ... bombeiros.
Esta situação deixou-me enfurecido (para não dizer outra coisa), pois o que tinha ficado previamente combinado com o comando era que a referida viatura deslocar-se-ia apenas com o motorista e um ajudante, de forma a permitir o transporte de eventuais bicicletas avariadas ou outras situações como quedas que inviabilizassem o prosseguir dos participantes.
Nós passeámos de bicicleta, os bombeiros passearam o Jeep!...
Não se julgue que estas insólitas situações acontecem apenas connosco. Já vi disto em passeios mais conceituados.
Uma vez em Castelo Melhor, telefonei à Cristina, que partilha a casa comigo já lá vão 20 anos, e que nestas situações funciona como uma espécie de assistência avançada.
Aqui lhe deixo as minhas rendidas homenagens!...
Junto ao cruzamento de Castelo Melhor, na E.N. 332, mais um insólito: Enquanto esperava pelo "carro de assistência" vejo um ciclista que se deslocava na sua montada pela dita E.N., no sentido Almendra/Foz Coa e que me deixou deveras curioso. Se tivesse dorsal certamente que seria um dos "nossos", se não tivesse seguiria o seu caminho. Qual não é o meu espanto quando reconheço o "Buli", que, sem dorsal, vinha sabe-se lá de onde ...
Ele há coisas!
Teve sorte: Apanhou boleia no Jeep dos bombeiros, até onde, não faço ideia.

Aqui ficam algumas fotos que saquei "à revelia" do blog do Bastos e outras que estão disponíveis no link abaixo indicado..


(A rapaziada esperando pelos dorsais)


(Esperando pelo sinal da partida)

(Na E.N. 221)

(Em direcção à Serra da Marofa)

(Em direcção ao S. Marcos)

(O autor do blog em ... grande estilo!!!...)

(O meu "puto" mais novo em acção)


(Aproximando-se ... demasiado do "tapete")


 (Palavras para quê ... o Ninja em acção)


(Os furos também fazem parte do passeio ...)

(Reabastecimento em Penha de Águia)

A dureza dos trilhos não perdoa. Que o diga este praticante de Rio Maior que viu o quadro da sua FOCUS literalmente partido. Meu bom amigo, faço votos para que a tua montada recupere o brilho de outros tempos e te faça sorrir novamente.

(Os amigos Zé e João Luís num momento de descontracção)


(O mais novo de todos os participantes. É com esta fibra que se fazem os campeões)


(Pessoal de Figueira em acção, com o meu "puto" mais velho do lado direito)

(A rapaziada num momento de descontracção, antes da descida para a estação de Castelo Melhor)


(2.º Reabastecimento, junto à desactivada estação de Castelo Melhor)

(Mais um belo momento de descontracção)


(O pessoal da Clube de Montanhismo da Guarda a chegar ao 2.º reabastecimento)


(O David consumindo as ultimas reservas...)


Video efectuado pelo "Ninja" brutal:: Aqui
Videos do pessoal de Foz Côa aqui e aqui

P.S. - Após a limpeza da bike constatei que os estragos não foram apenas no pneu e câmara, também se partiu a parte exterior da caixa do desviador traseiro. É caso para dizer que atrás dos coxos as pedras rolam ...

3 comentários:

  1. Amigo Carlos, realmente foram muitas as peripécias para um só dia...
    No final, tudo acabou por correr bem e, atendendo a que foi o primeiro passeio, temos de perdoar as pequenas falhas...
    Registo a amizade de quem te ajudou e, certamente, o amor de quem, passados vinte anos continua a teu lado nos bons e nos menos bons momentos (nomeadamente no BTT)... Um abraço e um beijinho para a Cristina

    ResponderEliminar
  2. As peripécias servem para reforçar a amizade! Foi, sem dúvida, uma boa actividade. Venha o do próximo ano.....e que eu consiga terminar sem problemas! Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. http://bikevassourateam.blogspot.com/2012/03/rescaldo-passeio-btt-nos-trilhos-da.html

    http://www.forumbtt.net/showthread.php?41224-Nos-Trilhos-da-Amendoeira-em-Fl%F4r-2012-Figueira-de-Castelo-Rodrigo

    http://bttonline.wordpress.com/2012/02/27/passeio-btt-em-figueira-castelo-rodrigo/

    http://cesarbernardo.blogspot.com/2012/02/nos-trilhos-da-amendoeira-em-flor.html

    http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=6FB3EA0F6360DFD22029210BEC244221?fileId=lcveuwhijhkfbbei

    ResponderEliminar