domingo, 26 de fevereiro de 2012

Nos Trilhos da Amendoeira em Flor - Fitagens e poeira

Quinta feira, de tarde, sexta, da parte da manhã e hoje (que já é ontem), sábado, quase todo o dia, foram dias de marcação dos percursos.
Com a ajuda do Márcio (motorista)  eu e o Bruno, no meio de muita poeira, lá conseguimos terminar a "fitagem" dos percursos.
Algumas pequenas contrariedades, pequenas falhas, e sobretudo, com a falta de respeito pelo nosso trabalho, mas nada que comprometa.
Já faltam algumas fitas em Algodres, junto à Igreja Matriz, logo no inicio da Rua do Vale, não obstante terem sido colocadas por duas vezes.
Na Freixeda do Torrão, no Largo da Praça (junto fontanário), no enfiamento da Rua da Fonte Nova, também foram arrancadas.
Esperemos que o mesmo não tenha acontecido em Penha de Águia, Almendra e Castelo Melhor.
Era nossa intenção "testar" os percursos fitados por alguem que os desconhecesse na sua totalidade. Não deu.
Fora estes pequenos contratempos, alguns dos quais tentaremos solucionar amanhã bem cedinho, julgamos estarem reunidas todas as condições para a pratica da modalidade e, sobretudo, para termos um óptimo passeio. Vai estar um dia primaveril, com muito sol e temperaturas a rondar os 20 graus.
Pena que as amendoeiras não estejam em plena floração.
Mais quinze dias e ai estarão elas em todo o seu esplendor
Se tal acontecesse estou em crer que teríamos um passeio difícil de esquecer.
A adesão do pessoal superou as previsões mais optimistas, pelo que não podemos defraudar as expectativas daqueles que optaram por nos visitar.
A ausência de chuva transformou completamente os trilhos. Estão como se estivéssemos no pico do verão, com pisos extremamente agressivos e ásperos, em especial nas áreas das serras da Marofa (via sacra), Vieira e do S. Marcos, e com muita, mas mesmo muita poeira, em especial nos trilhos localizados em Almendra e Castelo Melhor, nos terrenos da Quinta do Custódio e em direcção à antiga estação de caminho de ferro. Muita poeira também nas Quintas da Granja e da Leda (Ferreirinha) e logo após o ultimo reabastecimento, na Quinta dos Picões.
Na parte final das marcações de hoje fizemos uma pequena sacanísse com o pessoal que vai optar pelo percurso longo (70 Km) "empurrando-os" para a água da Ribeira de Aguiar, junto à Quinta da Veiga, "barrando-lhes" o acesso ao pontão com umas enormes fitas. Será que alguns parolos se irão atirar à água?
Gostava de estar lá para ver os primeiros passar!...
Nem me dei conta das horas...
Num destes dias apresentarei uma crónica do passeio.
Para aqueles que nos vêem visitar, divirtam-se, e um óptimo passeio.

Sem comentários:

Enviar um comentário